06 novembro 2014

EB:O Exemplo de Ana Parte 1


Graça e a Paz a todos!

O nosso estudo de hoje se encontra lá em 1Samuel, capitulo 1 e verso 1. Provavelmente muitos já sabem que se trata de Ana a mãe de Samuel. Mas assim como esse estudo me fez ve-la como muito mais que isso eu creio que você também a verá ;)

 1Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.
2 Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra, Penina; Penina tinha filhos; Ana, porém, não os tinha.
3 Este homem subia da sua cidade de ano em ano a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos, em Siló. Estavam ali os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, como sacerdotes do SENHOR.
4 No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas.
5 A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril.

Assim como Elcana amava Ana Deus nos ama. Assim como Elcana amava Ana mesmo ela sendo esteril (o que era uma coisa terrivel para mulheres daquele tempo que acabavam sendo excluídas da sociedade) Deus no ama mesmo sendo pecadores.

6 (A sua rival a provocava excessivamente para a irritar, porquanto o SENHOR lhe havia cerrado a madre.)

Assim como Penina provocava Ana Satanás nos tenta com os prazeres do mundo. Assim Penina odiava Ana porque Elcana amava Satanás nos odeia. Nós temos salvação, nós podemos ser chamados filhos de Deus. Enquanto que o diabo não. Ele ficará para todo sempre no inferno, queimando. Mas não quer ficar lá sozinho, por essa razão muitas são as coisas que se levantam contra nós (problemas, principados e potestades) para que nos desviemos do caminho estreito.

E as vezes as coisas que se levantam não são necessariamente "físicas" (problemas e etc...) mas sim espirituais (opressão, medo, insegurança,pensamentos negativos...) de tal forma que chegamos a ficar como Ana. Sem comer nem beber. Em total estado de depressão.

A Bíblia não nos mostra exatamente o que Penina dizia tanto a Ana que a deixava tão irritada. Mas podemos imaginar as palavras ofensivas, de desprezo e que a magoava tanto. Também é impossível pra mim saber o que o inimigo pode estar sussurrando em teus ouvidos agora. Mas saiba de uma coisa, seja o que for: é mentira. Questão de lógica afinal ele é o pai da mentira e o derrotado e quer que você seja também! Não aceite!

8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

Jesus te fez um(A) CAMPEÃO! Por mais que as coisas estejam difíceis lembre-se SEMPRE disso, porque estar com Deus é infinitamente melhor e faz valer apena qualquer dificuldade que passarmos nessa vida.


2 comentários

  1. É verdade, assim como Ana foi muito amada por Elcana seu esposo. Nós somos muito mais amados por Deus, e Ele provou seu imenso amor por nós, mesmo sendo nós pecadores, Ele enviou seu Filho amado Jesus e todo aquele que crer Nele e o recebe como Senhor e Salvador de sua vida não perecerá eternamente.

    Bjs Fernanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade sim irmanzinha! Favor imerecido foi esse! Glória a Deus por isso <3
      Deus é fiel! ;D
      Bjs fica na paz!

      Excluir